O colégio João Herman apresentou, na Feira da ciência, que foi realizada na última quinta-feira (1), um tema que vem trazendo grande preocupação no mundo inteiro: A crise hídrica, sobretudo no município de Conceição, que assim com os demais municípios do sertão tem possibilidade de entrar em colapso por falta do líquido precioso. O evento, que envolveu todos os alunos do educandário, recebeu um grande público nas apresentações.
Um dos principais fatores da crise hídrica no município de Conceição, por exemplo, são as poucas precipitações. No ano de 2016, por exemplo, choveu pouco mais de 300 milímetros no município, o que foi insuficiente para encher os mananciais. Já o fator principal que fez secar os principais açudes do município, foi o plantio desordenado de batata doce às suas margens, além do mau uso da água por parte da população, que desperdiça o líquido de forma irresponsável.
O total das chuvas não foi suficiente para que o açude Serra Vermelha, que durante muitos anos foi o principal reservatório de abastecimento d’água para zona urbana, e ele secou completamente.
Portanto, a principal preocupação do Colégio João Herman, ao abordar o tema, foi debater e mostrar a importância da água, como também a importância de economizá-la.
Fonte: portal Vale do Piancó Notícias