Vereador Rênio Macedo encaminha um convite reunião ao Coordenador da Comissão Executiva de Educação Integral do Estado da Paraíba para incluir Santana dos Garrotes no projeto de Escola Cidadã Integral do governo da paraíba

Vereador Rênio Macedo encaminha um convite reunião ao Coordenador da Comissão Executiva de Educação Integral do Estado da Paraíba, Gabriel dos Santos, para incluir Santana dos Garrotes no projeto de Escola Cidadã Integral do governo da paraíba.




1) O que é a Escola Cidadã Integral?

             Trata-se de um novo modelo de escola pública implantado na Paraíba, com a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral). É uma política pública e está inserida no Plano Nacional de Educação (Meta 6: “Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica) e também no Plano Estadual de Educação.

O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida.

2) O que é a Escola Cidadã Integral Técnica?

             A Escola Cidadã Integral Técnica seguirá o mesmo modelo que a Escola Cidadã Integral, mas tendo como diferencial os cursos técnicos, que visam a formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.

3) Como funcionam?

             O período letivo tem a duração diária de 9 horas e 30 minutos, com refeições incluídas (almoço e lanche). Nesse espaço de tempo, além das disciplinas obrigatórias, os estudantes poderão escolher matérias para enriquecer o currículo, como música, teatro, cinema, empreendedorismo e fotografia. Também será possível ingressar em clubes juvenis, como o jornalzinho da escola, a rádio da escola, entre outros.

4) Caso eu seja aluno de uma escola selecionada para o novo formato em tempo integral e não queira participar dessa modalidade, como proceder?

                       Caso seja aluno de uma escola que agora oferece educação integral e não queira permanecer no modelo, basta procurar outra instituição próxima à sua residência para se matricular e dar continuidade aos estudos. Esse é um modelo de escolha, não podendo ser imposto aos estudantes se adequarem a ele.



5) Como será a organização do tempo na escola?

             A carga horária é das 7h30 às 17h00, sendo uma hora e vinte minutos para almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche da manhã e da tarde. O almoço e os dois lanches serão ofertados dentro da escola.


Fonte: Diamante Noticias 
Compartilhe este artigo :
 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. Portal PB Em Alerta - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger